quinta-feira, 2 de outubro de 2014

GOOGLE ADSENSE – APRENDA A GANHAR DINHEIRO COM ELE

GOOGLE ADSENSE

O Google Adsense é apenas uma forma, muito conhecida, porém, uma opção que gera menos renda em relação a outros modelos de negócio.

Dentre as diversas dúvidas, as principais são:

Como criar uma conta no Google Adsense?

Como funciona o Google Adsense?

Como faço para colocar um banner do Google Adsense no meu Blog?

Quanto eu vou ganhar se eu utilizar o Google Adsense no meu blog?

Como otimizar meus anúncios e aumentar meus ganhos com o Google Adsense?

Por que meu site não gera lucro?

e mais zilhões de perguntas…

Se você também tem dúvidas, mas quer ganhar dinheiro na internet com o Google Adsense, esse post foi feito para você!

Além de responder todos esses questionamentos acima, eu irei aprofundar ainda mais no assunto para que você entenda como tudo funciona.

É muito aconselhável que você leia esse post até o final, irei ensinar algumas estratégias e uma dica exclusiva para melhorar os seus resultados e aumentar os seus ganhos ainda mais.



O QUE É O GOOGLE ADSENSE?

O Google Adsense é um programa de afiliados gratuito do Google. Essa ferramenta possibilita que sites e blogs gerem receitas através de exibições de anúncios.

Os anúncios podem ser:

1- Contextuais – Quando o Google exibe anúncios relacionados às palavras-chaves encontradas no conteúdo do seu blog.

2- Com base em interesses – Quando o Google exibe banners relacionados ao histórico de pesquisa do usuário.

É muito comum, você fazer uma busca no Google sobre um assunto qualquer, depois entra em um blog que você gosta, se depara com os anúncios específicos daquele tema anterior e pensa:

Nossa! Que coincidência, acho que é um sinal, eu tenho que comprar isso agora.

Acredito que isso já aconteceu com você.

Bom, agora você já sabe que não tem nada de “sinal” ou “coincidência” nisso, é pura jogada de marketing, o Google é muito espertinho! =)

COMO O GOOGLE ADSENSE FUNCIONA?

Para explicar como o Google Adsense funciona, você tem que entender um pouco sobre outra ferramenta: Google Adwords.

O Google Adwords é o programa de publicidade do Google para anunciantes.

A cada busca no Google, ocorre um leilão onde os anunciantes disputam as melhores posições em uma página referente a palavra chave utilizada na pesquisa.

Existem 2 fatores que determinam quem ganha:

1- CUSTO POR CLIQUE

Não tem muito mistério, esse é o custo que o anunciante irá pagar ao Google por cada clique em um banner.

2- ÍNDICE DE QUALIDADE

O Índice de qualidade é composto por 3 fatores:

1- CTR – Taxa de cliques – Quantas vezes um anúncio foi clicado em uma quantidade x de visitas.

2- Relevância – se refere à relevância de uma palavra chave tanto para o anunciante quanto para a consulta do usuário. Isso garante que o Google exibirá apenas anúncios úteis aos usuários.

3- Qualidade da página de destino – São páginas com conteúdo relevante que ajudam os usuários a encontrar a informação que ele procura.

Basicamente, quem paga mais e tem melhor qualidade, fica com a melhor posição de banner.

O Custo por clique (CPC) é calculado a cada pesquisa, ou seja, a cada leilão.

A outra forma de gerar receitas no Google Adsense é através do CPM, o custo por mil impressões.

Essas duas formas de monetização trabalham em conjunto, o CPC é mais rentável, porque leva um visitante interessado ao site do anunciante e, lógico, ele pagará mais por isso.

Mesmo que as pessoas não cliquem nos banners, a cada 1000 vezes que um banner é exibido, você ganhará um valor calculado pelo Google.

Agora que você já entendeu o “Casamento Perfeito” dessas duas ferramentas, perceba o que o Google quer:

1 – Entregar os melhores anúncios para os usuários (Google + Usuário).

2 – Levar o usuário à oferta do anunciante (Google + Anunciante).

Para que ele consiga atingir esses dois objetivos, ele precisa encontrar os melhores conteúdos para a busca do usuário e encaixar os melhores anúncios de acordo com o contexto.

Os anúncios das campanhas do Google Adwords serão exibidos na rede de conteúdo do Google, portanto, em todos os sites que utilizam o Google Adsense.

COMO CRIAR UMA CONTA NO GOOGLE ADSENSE?

O processo de inscrição no Google Adsense é composto por algumas etapas:


Resumindo toda a história, você precisa:

1- Enviar sua inscrição com os dados corretos. Preste muita atenção nisso, muitas contas são reprovadas por terem o campo de endereço errado.

2- O Google Adsense vai verificar as suas informações: nome, e-mail, endereço, URL do site, etc. Se aprovado, irá liberar o acesso ao sistema.

3- Criar blocos de Anúncios.

4- Adicionar os blocos de Anúncios no seu site/blog.

5- Revisar a sua conta. Depois de um tempo, geralmente quando você estiver perto de completar seus primeiros $100 dólares, o Google Adsense libera um formulário para você colocar os dados para pagamento (Agência, Conta, Banco, etc.) e vai lhe enviar pelos correios uma carta com um número PIN (um código).

6- Siga as instruções da carta que você receberá.

7- Conta aprovada.

Ufa! É um processo meio chatinho, porém, muito fácil. É só seguir o que o Google diz e tudo certo.

Acredito que ninguém melhor do que o próprio Google Adsense, para explicar os pré-requisitos e todas as etapas que você deve seguir para ter a sua conta aprovada.

Leia todas as informações do Google Adsense Aqui.



COMO FAÇO PARA COLOCAR UM BANNER DO GOOGLE ADSENSE NO MEU BLOG?

A instalação é muito simples. Tem várias formas de você fazer a mesma coisa, as 3 principais que eu utilizo são:

1 – Instalar um plugin do WordPress e cadastrar os seus blocos de anúncios.
2 – Copiar e colar o código do anúncio no código fonte (HTML) do seu blog/site.
3 – Copiar e colar o código do anúncio no widget de texto do WordPress.

Tanto faz o jeito que você irá fazer, o importante é adicionar o danado do código no seu site.

Como eu sei que deu certo?

Depois de adicionar o código, entre no seu site. Apareceu? Ok!

Se não, clique com o botão direito do mouse, escolha a opção de visualizar o código fonte e localize o  código que você acabou de adicionar. Se estiver lá, é provável que o banner irá aparecer em alguns minutos, as vezes o Google leva um tempinho para exibir.



COMO GANHAR DINHEIRO COM O GOOGLE ADSENSE?

Agora que você já sabe como criar a conta, como tudo funciona, sabe de onde vem o dinheiro, é hora de saber como ganhar o seu.

Partindo do princípio que cada vez que uma pessoa clica em um banner no seu site, o Google repassa para você cerca de 60-70% do CPC (custo por clique).

Logo, para ganhar mais, você precisa:

1 – Trabalhar com um nicho lucrativo.
2 – Ter um conteúdo extremamente relevante para o seu público alvo.
3 – Muito Tráfego Qualificado.



1- Qual é o nicho mais lucrativo?

Todos os nichos são lucrativos, porém, existem alguns que pagam bem mais que outros. Um nicho é bom quando tem a combinação de um grande volume de buscas mensais e o preço do CPC alto.

Para definir um nicho, você precisa pensar em 4 aspectos:

Problema – Encontre problemas comuns de muitas pessoas. Tente ser específico, não queria abraçar o mundo.
Desejo – Conheça quais são os desejos do seu público alvo. Tente oferecer conteúdo ou produtos que satisfaçam esses desejos.
Medo – Saiba quais são os medos do seu nicho. Sabendo disso, tente criar soluções que resolvem esses medos.
Necessidade – Entenda quais são as necessidades do seu público alvo.

Sabendo desses 4 pontos, você consegue criar conteúdo, produtos e serviços de alta relevância para o seu público.

Um outro ponto importante, é saber se existem muitos anunciantes. Em outras palavras, saber se rola dinheiro em publicidade para o nicho que você escolheu.

Sem enrolação, os nichos mais procurados e lucrativos são:

Saúde (emagrecer, alimentação saudável, dieta, etc.)
Doenças(curas, remédios, remédios caseiros, etc.)
Riqueza(como ganhar dinheiro, renda extra, etc.)
Relacionamentos (arrumar namorado, namorada, problemas de casais, etc.)
Jogos (jogos online, dicas de jogo, detonados, poker, etc.)

Ah Rodrigo! Eu quero um blog, mas não sei escrever sobre nada disso que você falou, e agora?

Pense onde as pessoas gastam dinheiro com prazer.

Mulheres geralmente gastam com roupas, maquiagens e acessórios (nunca tem fim, rs).
Homens com carros, bebidas, hobbies, etc.

2- QUAL CONTEÚDO É RELEVANTE PARA O MEU PÚBLICO ALVO?

De acordo com o Google, um conteúdo relevante é aquele que entrega as informações que os usuários estão buscando.

Sabemos que não é tão simples assim, mas essas dicas poderão ajudar a obter melhores resultados:

1 – Tenha o conteúdo bem definido. Introdução, desenvolvimento e conclusão.
2 – Utilize as melhores palavras chaves e suas variações.
3 – Utilize a palavra chave principal na URL do post.
4 – Utilize a palavra chave principal no título e subtítulos do post.
5 – Utilize as palavras-chaves na descrição do post.

Essa combinação, potencializa a probabilidade do seu conteúdo ser encontrado e ficar bem posicionado na SERP, ou seja, na página de resultados do Google.

3- COMO GERAR MAIS TRÁFEGO QUALIFICADO?

Para ter mais tráfego qualificado para o Adsense, você deve focar no tráfego orgânico, ou seja, aquele que vem através das pesquisas feitas no Google.

Quando você atrai visitantes das redes sociais, eles vêem, lêem e voltam para as redes sociais.

Mas, quando você atrai visitantes do Google, eles são mais propícios a clicarem nos seus banners.

Então, crie posts utilizando as palavras-chaves principais do seu nicho e suas variações, dessa forma, o seu blog ficará cada vez mais forte e aparecerá mais vezes nos resultados do Google.

Não adianta ter apenas um único post bem ranqueado, seu blog deve ter relevância contextual na combinação de todos os posts.

Quanto mais específico for o conteúdo do seu Blog, maior será a relevância para algumas palavras-chave e mais fácil de atrair tráfego qualificado.

Segmentação é a chave!

QUANTO EU VOU GANHAR SE EU UTILIZAR O GOOGLE ADSENSE NO MEU BLOG?

Você deve fazer um estudo prévio para estimar a lucratividade do seu site.

Faça o seguinte:

1- Procure as palavras-chave principais do seu nicho (são palavras que ligam seu público alvo ao seu conteúdo).

2- Através do keyword planner (Planejador de Palavra Chave) do Google Adwords, (Não tem acesso? Então crie já!) você consegue saber a estimativa de valor do CPC e o volume de busca mensal de cada palavra chave.

* Não acredite fielmente nesses dados, são apenas estimativas.
* O valor do CPC que a ferramenta fornece é o valor integral (quanto o anunciante paga), lembre-se que você receberá entre 60% a 70% desse valor.

Veja a simulação abaixo e utilize como exemplo:

Blog da Candy:

Quantidade de Posts/Artigos: 50
Quantidade de Visitas: 500 (10 visitas por dia em cada post)
Taxa de Cliques (CTR): 1%
Custo por Clique (CPC): R$3,00

Estimativa de Valor diário (EVD) = CTR * Quantidade de Visitas * CPC

EVD = (1% * 500) * 3,00 —> 5 * 3,00 —> R$15,00/dia.

Estimativa mensal = R$15,00 * 30 dias —> R$450,00/Mês

Considerando que você conseguiu aumentar o tráfego e refinou mais o conteúdo, sua taxa de cliques pode aumentar.

Veja outra simulação:

Quantidade de Posts/Artigos: 50
Quantidade de Visitas:1000 (20 visitas por dia em cada post)
Taxa de Cliques (CTR): 1,5%
Custo por Clique: R$3,00

EVD = (1,5% * 1000) * 3,00 ===> 15 x 3,00 ===> R$45,00/dia.

Estimativa mensal = 45 * 30 ===> R$1.350,00

Agora que você entendeu como se faz uma estimativa, vamos ao choque de realidade:

Digamos que você tenha um blog de Moda e você fez um post sobre look de inverno. Então, depois de um tempo, seu site ficou em 3º lugar no Google para essa palavra chave.

Simulação Google Adwords Palavra-chave Look de Inverno

Palavra Chave: look de inverno
Volume de buscas mensais: 2.400 (Quantidade de vezes que digitaram esse termo no Google)
Estimativa de Tráfego para 3 Lugar do Google: 7,22%

Quantidade de Visitas: 173 (7% * 2.400)
CTR = 5%
Custo por Clique Real = R$0,08 (Tá errado né? Não, é isso mesmo!)
Para piorar ainda mais, lembra dos 65%? Pois é: 65% de R$ 0,08 = R$0,052

EVD = (5% * 173) * 0,052 = 0,44/Dia.

Isso mesmo! R$0,44/dia para o seu post de look de inverno.

Entende agora porque muita gente não gosta do Google Adsense?

Com certeza existem outros meios de gerar mais lucros com o seu blog.

COMO OTIMIZAR MEUS ANÚNCIOS E AUMENTAR MEUS GANHOS COM O GOOGLE ADSENSE?

Para você tentar potencializar os seus ganhos, você terá que fazer muitos testes e combinações.

Além de trabalhar com um nicho lucrativo, ter conteúdo extremamente relevante e ter muito tráfego qualificado, você deve se preocupar com o seguinte:

1- Quantidade de blocos de anúncios
2- Disposição dos blocos no Layout
3- Testes

1- QUANTIDADE DE BLOCOS DE ANÚNCIOS

Ah, então você deve está pensando:

Já que eu vou ganhar com a quantidade de cliques e de visualizações, então, se eu colocar vários blocos de anúncios vai ser muito melhor, né?
Resposta: Não! (como assim? sua cabeça deve está girando agora! né? rsss..)

Para falar a verdade, isso depende de blog, do nicho, e outros fatores, é por isso que você tem que testar muito.

Seguinte, lembra que é tudo um leilão? Então, quem paga mais geralmente fica com as melhores posições.

Digamos que você tenha um blog e colocou 3 blocos de anúncios.

Quanto mais alto um bloco estiver dentro do layout, mais caro ele será. Portanto, se você tem um bloco no topo, outro no meio do post e outro no rodapé, o bloco do topo é o mais caro, depois é o bloco do meio e por último o do rodapé.

Continuando.. O usuário vai no Google, digita uma palavra chave, localiza o seu post e entra.

Nesse momento acontece um leilão.

Para o primeiro bloco o Google seleciona os 4 melhores anúncios.

Bloco 1 (Topo):

anúncio 1: R$9,00
anúncio 2: R$8,00
anúncio 3: R$7,00
anúncio 4: R$6,00

Bloco 2 (Post):

anúncio 1: R$5,00
anúncio 2: R$4,00
anúncio 3: R$3,00
anúncio 4: R$2,00

Bloco 3 (Rodapé):

anúncio 1: R$1,00
anúncio 2: R$0,50
anúncio 3: R$0,25
anúncio 4: R$0,10

Os blocos que serão exibidos nesse leilão são:

Bloco 1 – R$9,00
Bloco 2 – R$5,00
Bloco 3 – R$1,00

Ou seja, você deu a opção do visitante deixar de clicar num bloco de R$9,00 para clicar em um de R$1,00.

Resumindo, você deixou de faturar R$8,00 a mais. Entendeu?

Bom, para falar a verdade, mesmo que o primeiro lugar esteja disposto a pagar mais, ele sempre pagará a oferta do segundo.

Nesse exemplo, o bloco 1 está disposto a pagar R$9,00, mas, ele só pagará R$8,00, que é a oferta do segundo colocado.

Para ser mais didático, eu considerei o maior valor como primeiro colocado, mas ainda existe o índice de qualidade que pode alterar toda essa situação. Não vou falar disso aqui para não complicar ainda mais.

Viu como você pode perder dinheiro usando mais de um bloco?

2- DISPOSIÇÃO DOS BLOCOS NO LAYOUT

Não vou me aprofundar muito nesse assunto, porque tudo depende do layout.

No Google Adsense você pode criar anúncios de vários tamanhos, procure aqueles que se encaixam melho no layout do seu site. Os maiores geralmente são os melhores.

Outro fator importante:

Nossa leitura é em formato de F, da esquerda para direita, de cima para baixo.

Leitura em forma de F

Os pontos mais quentes, são os pontos que prestamos mais atenção quando entramos em um site.

Procure posicionar seus banners dentro desse campo de visão. Lembre-se que todos os dias somos bombardeados com vários anúncios, todos querendo nossa atenção. Nosso cérebro já se adaptou e consegue ignorar a maioria desses anúncios.

Duvida disso? Então responda: Qual foi o último banner que você viu hoje? Nem procure aqui no blog, não tem. Dúvido que você saiba! :p

Dito isso, não esqueça que você deve oferecer a melhor experiência para o seu visitante. Não adianta você seguir todas essas dicas e matar a usabilidade do seu site. Assim, encontre um equilíbrio.

Uma dica legal: É sempre bom manter um banner acima da dobra. Ou seja, o visitante deve ver pelo menos um banner antes de rolar a página.

3- TESTES

Para obter os melhores resultados, você precisa testar muito. Ou melhor, testar sempre.

Lembra o que é um Teste A/B? Não? Então leia esse artigo.


Quanto ao posicionamento dos anúncios você pode testar:

1- Cabeçalho
2- Sidebar (barra lateral)
3- Acima do título
4- Abaixo do título
5- Meio do artigo
6- Final do artigo
7- Lado direito
8- Lado esquerdo
9- Outros (use a imaginação)

Quanto ao tamanho dos anúncios teste:

1- 728 x 90
2- 336 x 280
3- 300 x 250
4- 160 x 600
5- Outros

Quanto às cores do anúncio teste:

1- Borda
2- Título
3- Plano de fundo
4- Texto
5- URL
6- Estilo dos cantos (quadrado, arredondado)
7- Tipo da Fonte
8- Tamanho da fonte

No meu caso, eu faço alteração em um único elemento e espero uns 10 dias para analisar os resultados. Percebi um padrão, geralmente acontece um pico inicial nos primeiros dias e depois cai e vira uma constante. Não se engane com os primeiros dias. Tenha paciência, como disse, esse é um trabalho constante.

Quando eu percebo que obtive um resultado positivo, eu mantenho a nova configuração e parto para outro teste.

Bom, é muito importante que você não teste mais de um elemento de uma vez, pois você não terá precisão do elemento que alterou o resultado.

Lembre-se que nem sempre um teste A/B gera um resultado esperado. Nesse caso, volte a configuração anterior.

Mantenha uma frequência de testes até encontrar os melhores resultados para o seu site.

CONCLUSÃO

Como vimos, exitem diversos fatores que interferem direta ou indiretamente nos seus resultados. É por isso que ninguém nunca diz o quanto você vai ganhar com o seu blog, ninguém sabe todos esses fatores com precisão.

Para ganhar dinheiro com o Googe Adsense, não tem segredo, você tem que gerar muito tráfego.

Não esqueça de seguir os passos abaixo:

1- Encontre um nicho lucrativo.
2- Faça uma simulação para ganhos estimados.
3- Crie conteúdo de alta relevância para o seu nicho.
4- Cadastre-se no Google Adsense.
5- Insira os blocos de anúncios no seu site.
6- Faça os testes.
7- Deixa o Google trabalhar.
8- Faça mais testes.
9- Faça mais testes.
10- Faça mais testes.

Já que você leu esse post até o fim, merece uma dica extra, deixei o melhor para o final:

Lembra que no início desse artigo eu falei que o índice de qualidade é composto por 3 fatores?

1-Qualidade da página de destino
2-Relevância
3-CTR – Taxa de cliques

1- Qualidade da página de destino – Você pode melhorar o seu artigo, mas ficar bem posicionado não depende exclusivamente da sua vontade. Às vezes, a concorrência é muito forte e fica difícil de ganhar.

2- Relevância – Depende da palavra chave que o usuário digitou no Google e da palavra chave relacionada ao anúncio. Nesse caso, depende de dois fatores combinados que você também não tem controle.

3- CTR – Taxa de cliques – Você não consegue controlar a quantidade de cliques, mas, nesse caso, preste bem atenção:

O CTR é calculado da seguinte forma:

CTR = (Quantidade de Cliques / Quantidade de Impressões)

Considere que um bloco de anúncio do seu site obteve 10.000 impressões, 200 cliques com uma palavra chave com CPC de R$1,00.

Calculando o CTR:

CTR = (200/10.000) —> CTR = 0,02 —> CTR = 2%

Calculando a Estimativa de Valor diário (EVD):

EVD = CTR * Quantidade de Visitas(Impressões) * CPC

EVD = 2% * 10.000 * 1,00 —> EVD = R$200,00 (Total do site por dia)

Ok, até agora tudo igual… continue lendo…

Verifique o Google Webmaster Tools e identifique qual é a página do seu site que atrai mais visitas.

Considere que um post sozinho atraiu 8.000 visitas e 120 cliques do total (10.000 visitas e 200 cliques).

Fazendo os cálculos:

Se eu manter o mesmo bloco de anúncio, o cálculo do CTR:

Calculando o CTR:

CTR = (120/10.000) —> CTR = 0,012 —> CTR = 1,2%

Calculando a Estimativa de Valor diário (EVD) para esse post:

EVD = CTR * Quantidade de Visitas(Impressões) * CPC

EVD = 1,2% * 8000 * 1,00 —> EVD = R$96,00 (Só esse post)

Estimativa mensal:
R$96,00 * 30 = R$2.880,00

Agora o Pulo do Gato:

Se eu colocar um bloco de anúncio diferente, um que seja exclusivo para esse post, o CTR vai mudar, veja o cálculo como fica:

CTR = (120/8000) —> CTR = 0,015 –> CTR = 1,5%

Perceba que  agora o bloco de anúncio só aparece para essa página (8000 exibições). Antes, o mesmo bloco aparecia em todas as páginas  (10.000 exibições).
EVD = 1,5% * 8000 * 1,00 –> EVD = R$120,00

Estimativa mensal:
R$120,00 * 30 = R$3,600,00

Concluindo, aumentamos o CTR de 1,2% para 1,5%,  como consequência, tivemos um aumento de R$720,00/mês.

Pronto! Agora você já sabe como aumentar o CTR no adsense com uma simples alteração.

Gostou? =) Deixe o seu comentário! Curta e compartilhe!



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